Historial da Casa do Povo da Praia do Almoxarife

Fundada a 11 de janeiro de 1982 pelas mãos de um grupo de praienses, a Casa do Povo da Praia do Almoxarife direcionou sempre o seu trabalho para o bem servir dos habitantes da freguesia conhecida como a Praia de Santo Cristo.

Tem sido nas crianças e idosos que tem centrado grande parte dos serviços que presta.

Ao nível das crianças, garante e continuará a garantir o transporte escolar para os alunos da freguesia, mostrando-se igualmente disponível para colaborar com outras escolas ou instituições da freguesia e da ilha no sentido de assegurar o transporte para actividades curriculares e culturais.

Em funcionamento está igualmente a valência que é o Centro de Dia/Convívio de Idosos, bissemanal e que conta com 17 inscritos. A este nível é garantido quer o transporte de e para a sede social desta instituição bem como uma refeição ligeira.

Para dinamizar o Convívio de Idosos e movida pela ideia de envelhecimento ativo, esta Casa do Povo proporciona aos frequentadores desta valência a atividade física às quartas-feiras e a ida, uma vez por mês, ao ginásio, atividades estas que se enquadram no projeto Faial Ativo dinamizado pela Câmara Municipal da Horta.

Ainda no âmbito do projeto municipal Faial Ativo, e a pensar no bem-estar e na saúde dos idosos do Centro de Convívio, estes recebem ocasionalmente a visita de um fisioterapeuta e de um nutricionista que lhes transmitem alguns conselhos úteis para o seu dia-a-dia.

Mais recentemente, e no âmbito do mesmo projecto, os idosos começaram a frequentar, uma vez por semana, a Piscina Municipal onde lhes é possível participar numa aula de hidroginástica.

Pontualmente, são proporcionadas ainda actividades culturais dinamizadas em espaços como o Teatro Faialense ou a Biblioteca Pública João José da Graça, onde lhes é possível assistir a peças de teatro ou exposições.

Já numa iniciativa desta Casa do Povo, é ministrada todas as sextas-feiras pela D. Filomena Pinto uma aula de pintura. Tendo iniciado esta atividade com a pintura em acrílico com temas como frutos, flores e paisagens das ilhas, os idosos encontram-se atualmente a elaborar quadros com tinta a óleo inspirados no tema da natureza, estando esta instituição a pensar elaborar uma exposição com os trabalhos realizados.

No apoio à população, contamos com serviço de enfermagem diariamente, numa parceria com a Unidade de Saúde da Ilha do Faial.

Quinzenalmente, desloca-se igualmente a esta Casa do Povo uma assistente social que presta o devido apoio aos utentes da Segurança Social.

Anualmente, esta Casa do Povo reúne esforços no sentido de angariar fundos, através da organização de alguns eventos, que permitam abrir outras valências direcionadas à população em geral mas que se destinam igualmente ao melhoramento das valências que se encontram em funcionamento atualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *