“O culto do Espírito Santo” de Mário Lemos IMPÉRIO DA TRINDADE

“Fundada no de 1873 a Irmandade do Império da Trindade da Praia do Almoxarife realiza a sua Festa anualmente e sem interrupções conhecidas no Domingo da Trindade, e é resultante da extinção de outra bem mais antiga.

A sua estrutura em alvenaria, de tipo tradicional, forrada a azulejos, foi beneficiada em 1973 e já serviu socialmente a freguesia pelo facto de ter sido a primeira sede da Sociedade Filarmónica Unânime Praiense, uma das mais prestigiadas da Ilha, até à construção do seu espaço próprio.

Possui Estatutos de harmonia com emanações do Bispado de Angra, de 1959.

De momento a Irmandade é composta de cerca 100 irmãos.

Como insígnias possui uma Coroa, em prata, com quatro hastes unidas por uma esfera encimada por pomba, com salva de apoio no mesmo metal, Ceptro e Estandarte.

Quanto ao ritual do culto, no concerne a cortejos, verifica-se a particularidade do Cortejo, após a coroação durante a missa solenizada na Paroquial da Freguesia, seguir de novo para a casa do mordomo, agora Imperador, só dali saindo em direcção ao Império, à tarde após a degustação das “sopas” oferecidas a todos os irmãos, familiares e convidados.

E a razão, segundo nos explicou António Herminio, é fácil de entender. A estrutura do Império não dispõe de cozinha nem de um local amplo para a realização do “Serviço”. Dai que, quando a Coroa sai de Igreja tenha de regressar à casa do irmão ou, por vezes à actual sede da Filarmónica que dispõe, actualmente, de um amplo salão de festas e demais instalações de apoio à confecção e serviço do tradicional almoço.

Ao cair da tarde, realiza-se o arraial com arrematações que se prolonga pela noite com iluminação.

Há aproximadamente 25 anos o Império da Trindade deixou de ter o seu grupo de foliões. Para abrilhantar os cortejos e arraiais a Irmandade recorre aos prestimosos serviços da Filarmónica da casa, ao fim e ao cabo, aquela que o Império da Trindade viu nascer e albergou nos seus primeiros anos de vida.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *