Regulamento Torneio CPIA

Prova Mista

Processo De Pesca Livre

1º A concentração inicial das provas será feita na sede do Clube.

2º Todas as provas serão realizadas no sistema de pesqueiros marcados de permanência obrigatória, e subdivididos em (cinco) 5 sectores, nos quais actuará um pescador de cada clube.

3º A distância mínima de marcação de pesqueiros será de (dez) 10 metros, nas provas realizadas em areal será de (quinze) 15 metros.

4º As provas terão a duração de (quatro) 4 horas.

5º Durante a concentração inicial ou junto ao local onde a prova se realizará será efetuado pelos elementos da Organização o sorteio dos pesqueiros.

6º Após o sorteio será entregue aos delegados dos Clubes, toda a documentação e acessórios para distribuírem pelos seus atletas para a realização da prova.

7º Antes da saída dos concorrentes para a ação de pesca, ou durante a mesma poderá ser efetuado vistoria aos equipamentos e bolsas de transporte.

8º Antes da partida para a ação de pesca, será indicado aos concorrentes a hora de início e final de prova, o tempo limite para a chegada ao local da concentração será de (trinta) 30 minutos, para entrega da documentação e do pescado.

9º Para efeitos de controlo horário, considerar-se-ão as horas dos relógios dos membros da comissão de provas, devendo os concorrentes acertar os seus relógios pelos mesmos.

10º O início e final de prova será indicado com (um) 1 toque sonoro.

11º A ação de pesca: é de processo livre (à exceção da cana direta).

É Proibido, Sob Pena De Desclassificação

1º A utilização de qualquer tipo de engodo.

2º A utilização mais de (dois) 2 anzóis.

3º A utilização de mais que (uma) 1 cana em ação de pesca em simultâneo, podendo no entanto ter mais que (uma) 1 cana montada e aparelhada.

4º Iniciar ou terminar a ação de pesca antes ou para além dos horários estabelecidos (toque sonoro) sendo no entanto possível finalizar a captura de um exemplar ferrado, para além do sinal de final de prova, tendo o concorrente que fechar o “drag” e recuperar rapidamente.

5º Pescar fora da zona do pesqueiro marcado.

6º Receber qualquer tipo de ajuda de pessoas não participantes na prova.

7º Os concorrentes que antes do final de prova sem razão válida desmontem o equipamento e abandonem o pesqueiro serão desclassificados.

8º Aos concorrentes praticar qualquer conduta anti- desportiva ou regulamentar.

9º A intromissão dos concorrentes nos trabalhos da Organização de prova, sendo no entanto permitido assistir á pesagem do seu pescado.

É Obrigatório, Sob Pena De Desclassificação

1º O uso do Dorsal identificativo com o número de concorrente, durante toda a prova, salvo com autorização da Organização da Prova.

2º Ocupar o lugar que lhe foi atribuído por sorteio.

3º No final da prova e ainda no local da ação de pesca, o concorrente deve registar na ficha do pescado que lhe for entregue, os exemplares capturados ou a Grade e dar a rubricar ao concorrente do pesqueiro ao lado que não seja do mesmo Clube, selar o saco do pescado sempre na comparência do outro concorrente.

4º Entregar no final da prova á Organização a ficha junto com ou sem pescado devidamente assinada pelo atleta e fiscal.

5º Os concorrentes devem entregar o pescado em bom estado de conservação e isentos de quaisquer objetos (anzóis, iscas, areia etc.).

6º Sempre que o número de exemplares descritos não condiga com o apresentado à pesagem será o Atleta penalizado com o desconto do peso do maior exemplar da espécie ou espécies mal indicada ou indicadas, esta penalização será aplicada quer o erro seja para mais ou para menos.

7º Os concorrentes devem deixar a área de pesqueiro limpa e isenta de lixo, (sacos, panos, caixas minhoca etc.).

É Permitido, aos Concorrentes

1º A utilização de camaroeiro para retirar o peixe da água, receber a ajuda de outros concorrentes, quando haja dificuldades em retirar o peixe da água, imobilizá-lo ou em caso de acidente.

2º Abandonar o pesqueiro por tempo inferior a (quinze) 15 minutos

Contudo deverá dar conhecimento à Organização ou aos atletas vizinhos e retirar a linha de dentro da água.

3º No caso de observar por parte de outros concorrentes a falta de cumprimento ao disposto neste regulamento, ou prática de qualquer ato anti- desportivo tem a obrigação de adverti-lo lealmente da falta em que está a incorrer.

4º Se verificar reincidência ou mesmo comportamento intencional tem a obrigação de participar á Organização da prova com o testemunho de mais um concorrente logo após o final de prova, ou durante a mesma dando direito a desclassificação.

Classificação

1-Para efeito de classificação será considerado (um) 1 ponto por grama de acordo com a tabela abaixo indicada.

Peixes que vão à pesagem sem medida

Prombeta, Rocaz (coça), Sopapo e Aranha

As Restantes Espécies, Com Comprimento Mínimo de:

12cm, 15cm, 17cm, 20cm, 25cm

(Consulte na Ficha que lhe é entregue na prova)

Moluscos, Raia, Uja, Moreias e espécies afins, não serão classificados.

1- Os exemplares capturados que não tiverem a medida mínima serão imediatamente devolvidos à água.

2- Todos os exemplares com medida serão levados à pesagem sendo atribuído (um) 1 ponto por grama.

3- Se, se verificar num saco de um concorrente um exemplar sem medida, mas que não ultrapasse (um) 1cm de diferença esse exemplar será desclassificado.

Se essa diferença for superior será todo o peixe desclassificado.

4- Se, se verificar no saco de um concorrente mais de que um exemplar com (um) 1cm de diferença será todo o peixe desclassificado.

Forma De Classificação

(Por Clubes)

a) A Classificação em cada prova apurar-se-à, pela soma dos lugares obtidos nos sectores pelos concorrentes que compõem a representação dos clubes (cinco) 5 elementos, em função do peso e dos exemplares capturados, correspondendo ao menor número somatório dos pontos as melhores classificações.

b) Por prova classificação em ex- aequo.

c) Para efeito de classificação do clube em cada prova, contarão as (quatro) 4 melhores classificações.

d) A classificação final do Torneio será obtida pela soma das classificações dos clubes em cada prova, correspondendo às menores somas de pontuações as melhores classificações.

e) Aos clubes que em cada sector não apresentem pescado à pesagem será atribuído a Grade mais (um) 1 ponto que o número de clubes inscritos.

f) Aos clubes que derem Falta de Comparência, serão atribuídos mais (dois) 2 pontos que o número de clubes inscritos.

g) A Desclassificação de qualquer atleta, o clube marcará mais (cinco) 5 pontos que o número de clubes inscritos.

Critério De Desempate

1º Pelos melhores lugares obtidos durante o Torneio.

2º Pelo somatório do pescado dos (quatro) 4 pescadores no final do Torneio.

3º Pelo total de exemplares capturados pelos (quatro) 4 pescadores no final do Torneio.

Forma De Classificação

(Individual)

a) Por prova será atribuído ao concorrente que apresentar maior quantidade de peso capturado (um) 1 ponto, ao segundo (dois) 2 pontos e assim sucessivamente.

b) Por prova classificação em ex- aequo.

c) Ao concorrente que não apresentar pescado à pesagem será atribuído a Grade, mais (um) 1 ponto que o número de concorrentes inscritos.

d) Ao concorrente que der Falta de Comparência, serão atribuídos mais (dois) 2 pontos que o número de concorrentes inscritos.

e) Ao concorrente Desclassificado, serão atribuídos mais (cinco) 5 pontos que o número de concorrentes inscritos.

f) A classificação final do Torneio será obtida pela soma das classificações dos concorrentes em cada prova, correspondendo às menores somas de pontuações as melhores classificações.

Critério De Desempate

1º Pelos melhores lugares obtidos durante o Torneio.

2º Pelo somatório do pescado no final do Torneio.

3º Pelo maior número de exemplares capturados no Torneio.

Atenção:

Todos os exemplares de Badejo (Mero) capturados devem ser devolvidos á água por esta espécie se encontrar sob proteção na Região Autónoma dos Açores.

Todo o pescado capturado e que não seja devolvido à água, será pertença da organização para ser doado a instituições de caridade ou famílias carenciadas.

Todos os casos omissos serão decididos pela Comissão de Provas, dentro do espírito que presidiu a elaboração do presente Regulamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *