1º A concentração inicial das provas será feita na sede do Clube.
2º Todas as provas serão realizadas no sistema de pesqueiros marcados.
3º A distância mínima de marcação de pesqueiros será de (dez) 10 metros, nas provas realizadas em areal será de (quinze) 15 metros.
4º As provas terão a duração de (quatro) 4 horas.
5º Durante a concentração inicial ou junto ao local onde a prova se realizará será efectuado pelos elementos da Organização o sorteio dos pesqueiros.
6º Após o sorteio será distribuído pelos concorrentes, um envelope com, Dorsal, Saco, Ficha de Controlo de Pescado e uma Serrilha para selagem do pescado.
7º Antes da saída dos concorrentes para a acção de pesca, ou durante a mesma poderá ser efectuado vistoria aos equipamentos e bolsas de transporte.
8º Antes da partida para a acção de pesca, será indicado aos concorrentes a hora de início e final de prova, sendo o tempo limite de (trinta) 30 minutos para chegada ao local da concentração para entrega da documentação e do pescado.
9º Para efeitos de controlo horário, considerar-se-ão as horas dos relógios dos membros da comissão de provas, devendo os concorrentes acertar os seus relógios pelos mesmos.
10º É obrigatório aos concorrentes o uso do Dorsal durante toda a prova, salvo com autorização da Organização da prova.
11º Não é permitido pescar fora da zona do pesqueiro marcado.
12º O início e final de prova será indicado com (um) 1 toque sonoro.
13º Só é permitido engodar nas provas de Sargo e Mista noturna, nas restantes provas não é permitido a utilização de engodos (o peso máximo de engodo permitido por concorrente é de (dez) 10Kg nas provas em que é permitido a sua utilização).
14º Só é permitido engodar após o toque sonoro de início da prova.
15º A ação de pesca é de processo livre (à exceção da cana direta).
16º Não é permitido aos concorrentes a utilização mais de (três) 3 anzóis.
17º-Não é permitido mais que (uma) 1 cana em ação de pesca em simultâneo, podendo no entanto ter mais que (uma) 1 cana montada e aparelhada.
18º Não é permitido aos concorrentes iniciar ou terminar a ação de pesca antes ou para além dos horários estabelecidos (toque sonoro) sendo no entanto possível finalizar a captura de um exemplar ferrado para além do sinal de final de prova, tendo o concorrente que fechar o “drag” e recuperar rapidamente.
19º Não é permitido aos concorrentes se ausentarem da zona de pesca, ou se deslocarem ás viaturas desde a partida para a acção de pesca até à entrega de documentação e pescado, ficando tal dependente de prévia apresentação de motivo a um membro da organização e sua expressa autorização.
20º Não é permitida por pessoas não participantes, a ajuda aos concorrentes para qualquer acção de pesca, inclui transportes de engodo e materiais.
21º É permitido a utilização de camaroeiro ou bicheiro para retirar o peixe da água, ou ajuda entre concorrentes quando haja dificuldades em retirar o peixe da água e imobilizá-lo ou em caso de acidente.
22º No final da prova e ainda no local da acção de pesca, o concorrente deve registar na ficha do pescado que lhe for entregue, os exemplares capturados ou Grade e dar a rubricar ao concorrente do pesqueiro ao lado, selar o saco do pescado sempre na comparência do outro concorrente, e entregar a ficha junto com o pescado à Organização.
23º Não é permitida a intromissão nos trabalhos da Organização de prova, sendo no entanto permitido assistir á pesagem do seu pescado.
24º No caso de um concorrente observar por parte de outro a falta de cumprimento ao disposto neste regulamento, ou prática de qualquer ato anti-desportivo tem a obrigação de adverti-lo lealmente da falta em que está a incorrer, se verificar reincidência ou mesmo comportamento intencional tem a obrigação de participar á Organização da prova com o testemunho de mais um concorrente (fiscal) logo após o final da prova ou no decorrer da mesma sendo motivo para desclassificação.
Classificação:
1º Por prova será atribuído ao concorrente primeiro classificado (um) 1 ponto, ao segundo classificado (dois) 2 pontos, ao terceiro classificado (três) 3 pontos e assim sucessivamente.
2º Por prova classificação ex-aequo.
3º Ao concorrente que não apresentar pescado na pesagem será atribuído a Grade, mais (um) 1 ponto que o número de concorrentes participantes na prova.
4º Ao concorrente que der Falta de Comparência serão atribuídos mais (dois) 2 pontos que o número de concorrentes inscritos no início do campeonato.
5º Ao concorrente Desclassificado serão atribuídos mais (cinco) 5 pontos que o número de concorrentes inscritos no início do campeonato.
6º No final do campeonato será retirada a pior prova (a desclassificação não poderá ser retirada como pior prova).
7º A classificação final do Campeonato será obtida pela soma das classificações dos concorrentes em cada prova, correspondendo às menores somas de pontuações as melhores classificações.
Critério de desempate
1- No final do campeonato em caso de empate o critério de desempate será feito da seguinte forma:
a) Pelos melhores lugares obtidos durante o Campeonato
b) Pelo somatório do peso do pescado durante o Campeonato
c) Pelo maior número de exemplares capturados no Campeonato
Provas e Espécies
As provas a disputar e as espécies a capturar são as seguintes:
Prova de Peixe Rei
(Rainha, Lambaz, Torcida, Castanheta, Bodião e Garoupa)
Prova de Sargo
(Sargo, Patruça, Besugo, Salema e Pargo)
Prova de Veja
(Veja, Bodião e Garoupa)
Prova Mista
(Todas as espécies excepto Moluscos, Moreia, Raia, Uja e Badejo)
Atenção: Todos os exemplares de Badejo (Mero) capturados devem ser devolvidos à água por esta espécie se encontrar sob protecção na Região Autónoma dos Açores
Medidas mínimas para captura das Espécies
As espécies que vão à pesagem sem medida são:
Prombeta, Aranha, Sopapo e Coça.
As espécies a capturar com o mínimo de (doze) 12cm são:
Chicharro, Carapau, Castanheta, Lambaz, Torcida e Rainha.
As espécies a capturar com o mínimo de (quinze)15 cm são:
Peixe Porco, Salmonete, Boga, Patruça, Bodião e Sargo.
As espécies a capturar com o mínimo de (dezassete) 17cm são:
Besugo, Solha e Salema.
As espécies a capturar com o mínimo de (vinte) 20cm são:
Taínha, Cavala, Garoupa, Pargo e Veja.
As espécies a capturar com o mínimo de (vinte cinco) 25cm são:
Peixe Agulha, Anchova, Enxaréu e Bicuda.
Atenção:
1º Os exemplares que não tiverem a medida mínima devem ser devolvidos á água.
2º Só contam para a pesagem as espécies mencionadas nas diferentes provas.
3º Todo o pescado capturado e que não seja devolvido á água, será pertença da organização para ser doado a instituições de caridade ou famílias carenciadas.
Desclassificações
1º O concorrente que apresente na pesagem exemplares de outras espécies que não condigam com a prova realizada será automaticamente Desclassificado.
2º Se a Organização verificar no saco de um concorrente (um)1 exemplar sem medida, mas que não ultrapasse (um) 1cm de diferença este exemplar será Desclassificado, se tiver mais que (um) 1 exemplar sem medida todo o pescado será Desclassificado.
3º Se um concorrente apresentar no saco um (1) exemplar sem medida , que a diferença seja superior a um (1) cm será todo o pescado Desclassificado.
4º O concorrente que praticar conduta anti-desportiva ou regulamentar será Desclassificado.
5º Os concorrentes que antes do final de prova sem razão válida desmontem o equipamento e abandonem o pesqueiro serão Desclassificados.
6º Os concorrentes devem sob pena de Desclassificação, entregar o pescado em bom estado de conservação e isentos de quaisquer objectos (anzóis, iscas, areia etc.).
7º Os concorrentes devem sob pena de Desclassificação deixar a área de pesqueiro limpa e isenta de lixo, (sacos, panos, caixas minhoca etc.).
Todos os casos omissos serão decididos pela Comissão de Provas, dentro do espírito que presidiu a elaboração do presente Regulamento.