Regulamento 12 Horas a Pescar

1º A concentração inicial será feita na sede do Clube.

2º Esta prova será disputada na modalidade de Surf-casting (fundo).

3º A prova será realizada no sistema de pesqueiros marcados.

4º A distância mínima de marcação de pesqueiros será de (dez) 10 metros, nas provas realizadas em areal será de (quinze) 15 metros.

5º Durante a concentração inicial ou junto ao local onde se realizará a prova será efetuado pelos elementos da Organização o sorteio dos pesqueiros.

6º Após o sorteio será distribuído ao Capitão de cada Equipa, toda a documentação e apetrechos necessários para a realização da prova.

7º Antes da saída dos concorrentes para a ação de pesca, ou durante a mesma poderá ser efetuado vistoria aos equipamentos e bolsas de transporte.

8º Cada Equipa será composta por (dois) 2 elementos.

9º Cada atleta fará 2 períodos de (três) 3 horas num total de (seis) 6 horas de prova cumprindo (dois) 2 dos seguintes períodos.

20:30 ás 23:30

23:30 ás 02:30

02:30 ás 05:30

05:30 ás 08:30

10º Ao fim de cada período de prova (3 horas) será efetuada a pesagem e haverá rotatividade dos atletas nos pesqueiros.

11º Para efeitos de controlo horário, considerar-se-ão as horas dos relógios dos membros da comissão de provas, devendo os concorrentes acertar os seus relógios pelos mesmos.

12º É obrigatório aos concorrentes o uso do Dorsal durante toda a prova, salvo com autorização da organização.

13º Cada concorrente só poderá utilizar 10Kg de engodo 5Kg em cada período.

14º O início e final de cada período será indicado com (um) 1 toque sonoro.

15º Não é permitido aos concorrentes a utilização mais de (três) 3 anzóis.

16º Não é permitido aos concorrentes iniciar ou terminar a ação de pesca antes ou para além dos horários estabelecidos (toque sonoro) sendo no entanto possível finalizar a captura de um exemplar ferrado, para além do sinal de final de prova, tendo o concorrente que fechar o “drag” e recuperar rapidamente.

17º Não é permitido mais que (uma) 1 cana em ação de pesca em simultâneo, podendo no entanto ter mais que (uma) 1 cana montada e aparelhada.

18º Não é permitido pescar fora da zona do pesqueiro marcado.

19º Não é permitido aos concorrentes se ausentarem da zona de pesca, ou se deslocarem às viaturas, desde a partida para a ação de pesca até a entrega da documentação e pescado, ficando tal dependente de prévia apresentação de motivo a um membro da organização e sua expressa autorização.

20º Não é permitida por pessoas não participantes, a ajuda aos concorrentes para qualquer ação de pesca, inclui transportes de engodo e materiais.

21º É permitido a utilização de camaroeiro ou bicheiro, para retirar o peixe da água, ou ajuda entre concorrentes quando haja dificuldades em retirar o peixe da água e imobilizá-lo ou em caso de acidente.

22º No caso de um concorrente observar por parte de outro a falta de cumprimento ao disposto neste regulamento, ou prática de qualquer ato anti- desportivo tem a obrigação de adverti-lo lealmente da falta em que está a incorrer, se verificar reincidência ou mesmo comportamento intencional tem a obrigação de participar á Organização da prova com o testemunho de mais um concorrente logo após o final de prova, ou no decorrer da mesma, sendo motivo para desclassificação.

23º No final de cada período e ainda no local da ação de pesca, o concorrente deve registar na ficha do pescado que lhe for entregue, os exemplares capturados ou a Grade e dar a rubricar ao concorrente do pesqueiro ao lado, selar o saco do pescado sempre na comparência do outro concorrente, e entregar a ficha junto com o pescado á Organização.

24º Não é permitida a intromissão nos trabalhos da Organização de prova, sendo no entanto permitido assistir á pesagem do seu pescado.

Medidas mínimas e Classificações

1º Para efeitos de classificação será considerado (um) 1 ponto por grama de acordo com a tabela abaixo indicada.

a) As espécies que vão à pesagem sem medida são:

Rocaz (Coça), Prombeta, Sopapo e Aranha

b) As espécies a capturar com o mínimo de (doze) 12cm são:

Castanheta, Chicharro, Carapau, Lambaz, Torcida e Rainha

c) As espécies a capturar com o mínimo de (quinze) 15cm são:

Peixe Porco, Salmonete, Patruça, Bodião, Sargo e Boga

d) As espécies a capturar com o mínimo de (dezassete) 17cm são:

Salema, Besugo e Solha

e) As espécies a capturar com o mínimo de (vinte) 20cm são:

Garoupa, Cavala, Tainha, Pargo e Veja

f) As espécies a capturar com o mínimo de (vinte cinco) 25cm são:

Peixe Agulha, Anchova, Encharéu e Bicuda

g) Raias, Ujas, Moluscos, Moreias e espécies afins não serão classificados.

Atenção: Os exemplares que não tiverem a medida mínima devem ser devolvidos á água. Todos os exemplares de Badejo (Mero) capturados devem ser devolvidos á água por esta espécie se encontrar sob proteção na Região Autónoma dos Açores.

2º A classificação da prova apurar-se-á pela soma dos lugares obtidos nos sectores pelos concorrentes que compõem a representação das Equipas (2 elementos) em função do peso e dos exemplares capturados, correspondendo a melhor classificação ao menor número do somatório dos pontos.

3º Por sector classificação em ex- aequo.

4º Às Equipas que em cada período não apresentarem pescado na pesagem será atribuído a Grade mais (um) 1 ponto que o número de Equipas inscritas na prova.

5º Às Equipas Faltosas serão atribuídos mais (dois) 2 pontos que o número de Equipas inscritas na prova.

6º A Desclassificação de qualquer atleta, a Equipa marcará mais (cinco) 5 pontos que o número de Equipas inscritas na prova.

Critério de desempate

a) Pelas melhores classificações individuais dos 2 elementos da Equipa.

b) Pelo somatório do pescado dos 2 elementos da Equipa.

c) Pelo maior número de exemplares capturados pelos 2 elementos.

Desclassificações

1º Se a Organização verificar no saco de um concorrente (1) um exemplar sem medida, mas que não ultrapasse (um) 1cm de diferença este exemplar será desclassificado, se tiver mais que (1) um exemplar sem medida todo o pescado será Desclassificado.

2º Se um concorrente apresentar no saco (1) um exemplar sem medida, que a diferença seja superior a (um) 1cm será todo o pescado Desclassificado.

3º O concorrente que praticar conduta anti- desportiva ou regulamentar será Desclassificado

4º Os concorrentes que antes do final de prova sem razão válida desmontem o equipamento e abandonem o pesqueiro serão Desclassificados.

5º Os concorrentes devem sob pena de Desclassificação entregar o pescado em bom estado de conservação e isentos de quaisquer objetos (anzóis, iscas, areia etc.).

6º Os concorrentes devem sob pena de Desclassificação deixar a área de pesqueiro limpa e isenta de lixo, (sacos, panos, caixas minhoca etc.).

Todo o pescado capturado e que não seja devolvido á água, será pertença da organização para ser doado a instituições de caridade ou famílias carenciadas.

Todos os casos omissos serão decididos pela Comissão de Provas, dentro do espírito que presidiu a elaboração do presente Regulamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *